sábado, 23 de outubro de 2010

Luta não é coisa de Criança

O texto a seguir foi publicado na Folhinha, suplemento do Jornal de São Paulo, em 2 de janeiro de 1999 e atualizado por Lucas Vasco Garcia. Ele faz uma comparação entre a Cruzada das Crianças e a participação de crianças em guerras nos dias de hoje.
A Cruzada das Crianças, baseada em duas movimentações, tinha a finalidade de ir para a França e Alemanha, no ano de 1212, para libertar Jerusalém. 50 mil crianças teriam sido colocadas em navios rumo à Jerusalém. O resultado foi um desastre, a maioria das crianças morreu no caminho e, as que sobreviveram foram vendidas como escravas pelos turcos.
Em nosso século, ficou impossível acontecer algo como as Cruzadas das Crianças, pois acordos entre países e leis nacionaisnque impedem a participação de menores em guerras. (...)
(...)Mas nem sempre eles são rspeitados. É preciso estar atento para perceber quando não são cumpridos. Exemplos disso foram encontrados em conflitos armados recentes, como as guerras civis em Angola e no Congo, em que viram-se crianças com metralhadoras.(...)
Lucas Vasco Garcia 6ªC

Nenhum comentário:

Postar um comentário