segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Lugar de Criança é na Escola


Sobre os documentos:
A nossa fonte foi da década de 1990. Quando, o presidente do Brasil era Fernando Henrique Cardoso e o governador Jaime Lerner e o prefeito de Curitiba era Roberto Requião.
O texto que lemos é de 1996 “Lugar de Criança é na Escola” já o “crianças trocam infância pelo trabalho no campo” é de 1999. Os dois textos, sendo de épocas diferentes, falam sobre o trabalho infantil.
O autor desconhecido dá um testemunho indireto como se tivesse contando o que soube e o que viu, também, bom, o que sabemos é que a profissão dele devia ser jornalista, pois os textos são trechos de um jornal. O autor fala das crianças que deixam de ir para a escola, brincar, sair com amigas (os) para trabalhar no campo na indústria na mão-de-obra.
A natureza do texto é de um jornal para uso público.
Idéias e opiniões:
Os textos dão a idéia sobre o trabalho infantil, sobre como as famílias queriam que os filhos trabalhassem para alimentar a renda familiar, só que ,o trabalho era muito pesado para uma criança, sendo que a media de idade era de 10 a 13 anos. Pois, os responsável pelo trabalho infantil é o Governo.
Em nossa opinião, os textos estão corretos: não podemos deixar crianças que não têm maturidade o suficiente trabalhar, pois, "chefes" abusam da mão-de-obra barata e não dão nenhum direito caso ocorra alguma doença, o que é muito comum nessa idade. Hoje em dia, não é mais permitido o trabalho infantil e garanto que deve ser por muitos textos como estes. Que poucas palavras dizem tudo: “lugar de criança é na escola”.

Autoras: Cananda,Nicolly e Anny 7ªA

Nenhum comentário:

Postar um comentário